Sven-Göran Eriksson, ex-técnico da Inglaterra, morre aos 76 anos

 
Nesta segunda-feira (26), Sven-Göran Eriksson, faleceu aos 76 anos. O ex-técnico da Inglaterra revelou no início do ano que tinha pouco tempo de vida restante devido a um câncer terminal no pâncreas. A morte foi confirmada por meio de um comunicado oficial divulgado pela família.

O sueco se tornou o primeiro técnico estrangeiro do time masculino de futebol da Inglaterra em 2001, treinando a chamada “geração de ouro” de jogadores, incluindo David Beckham, Steven Gerrard, Wayne Rooney e Frank Lampard. Além disso, em sua carreira, comandou uma série de clubes importantes como Benfica, Roma, Fiorentina, Sampdoria e Lazio. Foram três títulos de Campeonato Português (1982/83, 1983/84, 1990/91), um título do Campeonato Sueco (1982) e um título da Serie A Italia (1999/2000).

Sven-Göran Eriksson deixou a função de técnico da Inglaterra após a Copa do Mundo de 2006, comandando posteriormente as seleções do México e da Costa do Marfim. Em seguida, encerrou sua carreira de técnico após trabalhar no Manchester City e no Leicester City. Por fim, devido aos problemas de saúde, deixou o cargo de diretor esportivo do clube sueco Karlstad em fevereiro 2023.

Após anunciar seu diagnóstico de câncer, Eriksson teve seu desejo de vida atendido quando liderou o Liverpool Legends, que jogou uma partida beneficente contra o Ajax em Anfield, durante o mês de março. Ele descreveu aquele momento como “absolutamente lindo” e uma “grande lembrança” em sua vida, com os Reds vencendo o jogo por 4 a 2.

A última aparição oficial de Sven-Göran Eriksson consistiu em um depoimento gravado para um documento do Amazon Prime Video, em que o sueco falou em tom de despedida e disse como pensa que será lembrado no futuro.

Postar um comentário

0 Comentários